Olá meninas!
O tema de hoje é sobre a transição capilar. Reuni nesse post tudo que vocês precisam saber sobre essa fase.
O que é?
A Transição capilar é um termo usado para quem quer voltar aos cabelos naturais, após ter passado anos fazendo progressivas, relaxamento, botox, marroquina entre outros processos químicos. Muitas meninas estão cansadas de serem escravas da chapinha e acabam tomando esse grande passo em sua vida.
Minha transição: Vamos à história do meu cabelo: assim como muitas meninas que estão em transição, o meu cabelo era cacheado, amava o meu cabelo. Porém, ele era muito cheio, volumoso e eu odiava quando secava, pois parecia que tinha um capacete na minha cabeça! Era assim que eu me sentia na época e era também o que minha família achava. Então certo dia minha mãe comprou o alisante ISSY, passou no meu cabelo dizendo que só iria diminuir o volume e não ia alisar, mas eu não me dei conta do que ela estava fazendo e ela muito menos. Até chegar a hora de lavar e eu ver o estrago que ele ficou; não formava mais cachos, ficou um cabelo seco, quebradiço e danificado! Então a única alternativa foi alisar, por sete anos usei química no cabelo, comecei com relaxamento e depois passei para progressiva.
Um belo dia conversando com uma amiga que passou pela transição, decidi topar esse desafio e aqui estou eu, 5 meses sem química e há 1 mês sem passar chapinha, parece nada, mas passa super rápido, confesso que pensei varias vezes em desistir, mas foi preciso me aceitar diariamente, ignorar certas coisas que as pessoas falam, e vibrar a cada cachinho que nasce, ter algumas inspirações e me amar acima de tudo!
O que você precisa saber antes de começar a transição:
- Não vai ser fácil: Você está dando um grande passo, voltando ao seu cabelo natural, seja ele ondulado, cacheado ou crespo, as pessoas ao redor vão testar você. Acredito que é esse o único motivo de elas fazerem perguntas idiotas o tempo todo referente a sua mudança. Você terá que lidar com duas texturas, a parte natural do seu cabelo que esta crescendo e a parte lisa que agora vai estar com o aspecto feio, pois não esta mais com o efeito maquiado da progressiva.
- Leva tempo: Coisas boas sempre levam tempo, não adianta você achar que só por que entrou na transição hoje, amanhã já vai acordar com o cabelo natural que não é assim. Vocês irão precisar de muita força, foco e paciência!
- Conhecimento: Você precisa conhecer mais sobre o assunto, participar de grupos no Facebook onde vocês terão meninas que estão passando pela mesma fase que você, que estão dispostas a ajudar e aprender mais sobre a transição e conhecer alguns blogs ou canais do Youtube podem ajudar muito a tirar algumas dúvidas que irão surgir nessa fase.
Indico esses grupos do facebook que estão me ajudando muito na minha transição:
Começando a transição
- Pare de alisar: Ao entrar na transição você deve parar definitivamente com processos químicos como progressiva, botox... Fuja daqueles salões que prometem tirar toda a química do cabelo e voltar ao cabelo natural pois só irá gastar dinheiro. Uma vez alisada a fibra capilar, você só consegue voltar ao cabelo natural cortando. Evite chapinha/secador pois danificam o cabelo além de dificultar a definição do cachos.
- Cuide dos fios: Agora na transição o seu cabelo precisará de cuidados especiais. Siga um cronograma capilar pra recuperar as proteínas,lipídios, óleo e a água dos cabelos proporcionando um cabelo mais resistente, macio e saudável.
- Texturização: A texturização consiste em você cachear a parte alisada do cabelo para disfarçar a textura que esta nascendo. No Youtube hoje há várias cacheadas que passaram pela transição e meninas que estão transicionado que fazem tutoriais ensinando diversas formas de texturizar o cabelo. Vale a pena conferir, podendo criar penteados novos sem precisar ficar presa a chapinha na transição ou viver de coque. Há quem opte por colocar tranças box braids que também é bem legal e ajuda no crescimento.
- Produtos: Escolha os produtos de acordo com sua necessidade, o cabelo precisa de alguns tratamentos, mas claro que todos os cabelos não são iguais, então descubra o que o seu cabelo mais precisa na transição para ter em casa os produtos certos.
- Não tenha medo de cortar: Se você decidiu voltar aos cachinhos então não tenha medo de cortar o cabelo e realizar o tão sonhado BC/Big Chop que nada mais é do que cortar toda a química do cabelo deixando só a parte natural, muitas meninas realizarão o BC com 3, 4, 5 ou 6 meses de transição fazendo com que o fator encolhimento deixe o cabelo bem curtinho, mas aí depende de você e se você está pronta para dar esse passo que te aproximará mais dos seus cachinhos.
- Tratamentos caseiros: As hidratações caseiras ajudam muito nessa fase, você pode ter o seu cabelo bem tratado utilizando alguns alimentos que você pode encontrar na sua cozinha como gelatina incolor, maisena, creme de leite, açúcar, mel, azeite extra virgem, café, vinagre de maçã, entre outros.
- Inspiração: Você deve buscar inspiração em muitas cacheadas, em penteados, cores, tamanhos de cabelo, sempre se vendo quando tiver o cabelo daquele determinado tamanho.
- Apoiar: Sem dúvida nessa fase você quer alguém que te apoie, pois você está mudando, o seu pensamento sobre cachos está mudando e as pessoas ao redor mudam com você, mas e se ninguém te apoiar? E sua família não gostar da ideia? Não precisa desanimar, por isso esteja certa de uma coisa: você quer voltar aos cachos, as pessoas gostando ou não, elas têm que aceitar!
- Esteja pronta pra tudo: Nem tudo são flores, nem todos os comentários que você ouvir serão bons, existe muita pessoa maldosa no mundo, e muito preconceito em cima do cabelo cacheado, isso porque as pessoas desde pequenas foram alimentadas com pensamentos de que cabelo cacheado é ruim e cabelo liso é bom mesmo que seja alisado, então muitas ainda acham que cabelo cacheado é ruim e duro, eu não as culpo pois as pessoas são apenas ignorantes e não sabem que o cabelo é dividido em 4 partes: liso, ondulado, cacheado e crespo e que não existe cabelo ruim, então saiba filtrar o que soma e o que não soma, descarte.
Minhas inspirações:
Veja também:
Espero ter solucionado algumas dúvidas de vocês que um dia foram as minhas duvidas também. E qualquer coisa, deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário