19 janeiro 2016

3

Sardas: ame ou odeie!

Olá, olá!

Decidi fazer este post porque sempre tive muito preconceito com minhas próprias sardinhas, mesmo com várias pessoas dizendo que queriam ter também, que é lindo, isso e aquilo. Mas o que as pessoas não sabem é que a gente sofre muito por ter a pele tão sensível. Então, neste artigo irei relatar minha experiência com as sardas e o que fazer pra cuidar do tipo de pele que as possui. 



Minha pele:
Bom, eu tenho a pele bem clara e com um tom levemente rosado (a situação piora se eu sair 3 minutos no sol, ou der muita risada - se eu ficar envergonhada então... vish!), e me torno incomum à maioria que tem sardas, pois não possuo cabelos ruivos ou olhos claros - porque convenhamos, sardas podem ser um charme acompanhadas de lindos fios ruivos e olhos bem azuis - então a presença das tais manchinhas sempre foi um incômodo pra mim. Notei também que minha pele é mista (zona T com um pouco de oleosidade e o restante da face mais seca), mas algumas vezes varia, a pele toda fica oleosa, ou no frio bem mais sensível, descascando.
O que mais me incomodava em ter sardas é que não importava o quanto de maquiagem eu passava, sempre iria dar pra notar que eu tenho sardinhas. Eu queria ter o mesmo aspecto de "rosto limpo" que as outras garotas e quando precisava sair no sol, a aparência rosada me deixava envergonhada, mas com o tempo e com certos cuidados minha pele ficou melhor e eu também me habituei com as tão temidas manchinhas.

Por que as sardas aparecem?
As sardas são basicamente manchinhas causadas pelo aumento da melanina (que é o pigmento que dá cor à pele) e costumam aparecer mais em quem tem a pele clara ou nas pessoas ruivas. Os locais mais habituais de serem encontradas são nas áreas mais expostas ao sol como os ombros, rosto e colo (acima do peito). Pode aparecer tanto em mulheres como em homens. Ah, negras também podem ter sardas!



Dicas para sua pele:
  • SEMPRE utilize protetor solar! Encontre o fator ideal para seu tom de pele e aplique cerca de 15 minutos antes de se expor ao sol. A utilização do protetor deve ser contínuo, diário e também até nos dias em que o tempo esteja nublado, pois ainda há a presença dos raios UV.
  • Procure não cobrir suas sardas com maquiagem. Houve uma época em que passei uns meses tentando disfarçá-las com base, corretivo e pó, mas minha pele só sofreu mais e nada adiantou. Então, se você não tem condições ainda de fazer sessões à lazer para removê-las, procure evitar cobrir sua pele com esses produtos. Garanto que é bem melhor assim.
  • Dê atenção às suas sardinhas. Lave seu rosto ao acordar, hidrate com algum creme de sua preferência e/ou utilize o protetor solar. Aplique-o ao decorrer do dia e lave seu rosto novamente para dormir. Se você quiser, pode utilizar algum creme noturno de hidratação, mas se seu rosto for oleoso, não o faça. Eu gosto de deixar minha pele "respirar" à noite, então apenas lavo com água fria/morna e sabonete para meu tipo de pele, ou às vezes um demaquilante - caso eu realmente tenha precisado utilizar maquiagem.
  • Faça esfoliação uma vez por semana. O rosto de qualquer pessoa necessita que sejam retiradas as células mortas, então faça uma esfoliação. Pode ser com um creme esfoliante, sabonete ou algum produto caseiro (como mel e açúcar juntos, a pele fica bem macia!)
Se você REALMENTE se sente mal por suas sardas existirem e isso acaba atrapalhando seu psicológico e vida social, você pode consultar um dermatologista e procurar por sessões à lazer para retirá-las de vez. Eu já pensei nisso há algum tempo, mas depois descobri que isso é um charme, é diferente e - pasmem - há pessoas que tomam sol demais só pra conseguirem as tais manchinhas! Então por que não se aceitar? Eu já as amo!






Então é isso, amem quem vocês são, aceitem a beleza que possuem e habituem-se com as manchinhas que têm! Se todos falam que é bonito, porque nós não podemos achar também? Comentem o que acharam do post e se tiverem alguma dúvida, terei o prazer em responder.

3 comentários:

  1. Eu tbm tenho sardas, desde quando tinhas uns 8 ou 9 anos nem me incomodava e tal mas ai as pessoas ficavam falando "nossa vc tem sardas!" Eu ficava assustada e como era criança achava q eu era estranha e tal e tbm por que eu sou morena clara e ter sardas n é mt comum mas agora eu amo elas as vezes eu odeio elas eu admito mas agr pra mim ta td ok kkkk. Adorei a matéria :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Emanuelly! Haha verdade, as pessoas às vezes falam sobre nossa sardas como se fosse algo para nos deixar assustadas (mesmo que nem precise de tanto espanto), principalmente quando crianças.
      Mas já que temos o privilégio de tê-las, vamos cuidar e amar <3

      Excluir
  2. Quem são as meninas das fotos?

    Obg...

    ResponderExcluir